Altar deve ser construido com renuncia!
Altar... lugar de sacrifício!
Altar... lugar de adoração, exaltação, morte e humilhação!
Lugar de remissão, perdão
Lugar de ressurreição
No segundo livro de Samuel no capitulo 24 a partir do versículo 18, existe um relato sobre a construção de um altar pelas mãos do rei Davi e esta construção tinha um objetivo bem especifico, sacrificar a Deus sobre ele e fazer com que a praga que assolava a nação de Israel cessasse.
Logo, podemos concluir que altar é lugar de remissão, perdão, cura e transformação de realidades. Deus assim como fez com o rei Davi, nos ordena hoje a levantar um altar para ele em nossas cidades e em nossas nações.
Mas neste mesmo texto, Deus ordena a Davi que o altar fosse construído em uma terra q tinha dono, então, o rei vai até o dono da terra e pergunta o preço pois desejava compra-lá para construir um altar ao Senhor. Este homem então, fala que não seria necessário compra-la, pois ele a daria para o rei com prazer. Davi, insiste e diz que não ofereceria a Deus algo que não lhe custasse nada.
O altar que Deus quer de nós é um altar que expresse verdadeira entrega, não apenas a entrega do holocausto, mas um altar que ele possa consumir também, como aquele que Elias ofereceu a ele diante dos profetas de Baal. Construir um altar assim, exige do construtor renuncia. Mas são estes altares que farão a praga da nossa cidade e nação cessarem. Cunstruemo-os com santidade diária, negação de vontade própria, amor sacrificial, perdão incondicional e entendimento da nossa limitação, da nossa humanidade e de nossa dependência, resumindo: RENUNCIA
No amor de Cristo,
Rômulo Oliveira